Go to English Blog

Adeus, Simples Ideias!

Leia em 1 minuto

Nando Vieira

Depois de quase 9 anos, chegou a hora de dizer adeus ao Simples Ideias. Mas não se preocupe. O conteúdo continua o mesmo, apenas com um domínio diferente.

Há pouco mais de um ano comecei a escrever em inglês em http://nandovieira.com. Não demorou muito para que eu começasse a achar estranho ter dois domínios extremamente diferentes para conteúdos tão semelhantes. Então, como eu já tinha o domínio http://nandovieira.com.br disponível, foi só uma questão de preparar a migração.

Como fazer a migração dos domínios

O primeiro passo foi garantir que todas as URLs estavam sendo redirecionadas corretamente com o status 301. Isso foi bem fácil de fazer com NGINX.

server {
  listen 80;
  server_name www.simplesideias.com.br;
  return 301 http://nandovieira.com.br$request_uri;
}

server {
  listen 80;
  server_name simplesideias.com.br;
  return 301 http://nandovieira.com.br$request_uri;
}

Depois, fiz a migração dos comentários no Disqus. Como os redirecionamentos estavam corretos, utilizei a opção Redirect Crawler.

Disqus Migration Tool

Finalmente, tive que fazer a migração da busca no Google Webmasters Tool. Após criar uma nova propriedade para o domínio nandovieira.com.br, foi necessário solicitar a mudança de endereço. No domínio original, escolha a opção Mudança de Endereço.

Google Webmasters Tool - Mudar endereço

Depois, basta seguir cada um dos passos apresentados, para solicitar a migração. No meu caso, este processo ainda está em andamento.

Google Webmasters Tool - Mudar endereço

Uma coisa interessante é que mesmo esse processo não tendo sido finalizado, não senti nenhum impacto no número de visitas, segundo o Google Analytics.

Finalizando

Era isso! Nenhuma alteração significativa para quem já acompanha o blog. O link do feed também está sendo redirecionado, então tudo deve continuar funcionando sem que você precise alterar nada.

Ah, nesse processo aproveitei e dei uma renovada no visual. Nada radical, mas achei que deu uma modernizada boa.

Compartilhe: