Go to English Blog

Uma nova etapa

Leia em 1 minuto

Em setembro de 2011 decidi que era hora de sair da zona de conforto. Chegou a hora de fazer isso de novo.

Chegou a hora de enfrentar algo que sempre quis, mas nunca tive muita coragem. Chegou a hora de sair do país. Hoje começo como remokai (remote herokai) no Heroku. Ficarei no Brasil até que meu visto de trabalho canadense seja emitido, processo que pode levar alguns meses.

O Heroku pertence à SalesForce, uma empresa com escritórios espalhados pelo mundo. Um desses escritórios fica em Vancouver, onde alguns membros do time que vou fazer parte já estão alocados. Nunca tinha considerado Canadá antes, mas tenho boas referências sobre o país.

Outros brasileiros também trabalham no Heroku. Tem o Fabio Kung e Rodrigo Vaz, com quem já trabalhei na Locaweb. Tem também o Pedro Belo.

Trabalhar sozinho por tanto tempo é confortável, mas ao mesmo tempo assustador. Sentia que estava perdendo minhas (poucas) habilidades sociais. É como dizem… Não seja a pessoa mais inteligente do seu time, mas é difícil não ser quando se trabalha sozinho.

Em novembro passado, o Eduardo Shiota anunciou que estava se mudando para a Holanda. Lá, eu comentei que queria ter a coragem de enfrentar mudanças como essa. Logo depois que fiz esse comentário, me peguei pensando… Por que não enfrentar esse medo injustificado para aproveitar tudo o que isso poderia oferecer? O medo não é tão injustificado, claro.

Essa nova etapa será uma das mais difíceis de todas. Ela não afeta apenas a mim, mas toda minha família. Afeta o Guga, que terá que se adequar a uma rotina completamente diferente, em uma escola com um idioma que ele não domina. Afeta a Bete que, mesmo não sabendo falar inglês, topou antes que eu pudesse terminar a frase ‘Vamos sair do país?’. E tem a Nanda, que é só uma bebê, a minha bebê. Mas não seremos a primeira família a fazer isso, nem a última, e eu sei que no final vamos ficar bem.

E quanto à Hellobits? Como ficam os cursos? Nesse primeiro momento, nada muda. Claro que a frequência irá diminuir, mas ainda não parei para pensar nisso. Vou cumprir a agenda de cursos que ainda tenho, e depois irei agendar novos cursos (Ansible, você é o próximo!), adequando o horário. Então, fique ligado!

Como sempre, desejem-me sorte!

Compartilhe: