Qualquer semelhança é mera coincidência... ou não?
Leia em 1 minuto
Hoje, estava lendo um post no blog Lucrando na Rede (blog que leio há algum tempo).
Neste post, ele recomenda um serviço de controle de gastos, semelhante ao Spesa. Me cadastrei para ver como era o tal serviço, já que poderia, de alguma forma, melhorar ainda mais o Spesa. Pude notar que é um serviço muito semelhante ao Spesa. Confira abaixo:
Termos de Uso
De fato que termos de uso são sempre muito semelhantes, mas tem um parágrafo que se destaca mais que os demais. Abaixo o texto publicado no Spesa:
O uso deste website/aplicativo é fornecido sem garantia, implícita ou expressa, quanto a erros, perda de informações ou qualquer outro evento causado por mau funcionamento. É de sua responsabilidade fazer o armazenamento das informações como cópia de restauração, caso ocorra algum eventual problema que impossibilite que a restauração seja feita por nossa equipe. Você assume total responsabilidade e risco pelo uso deste serviço.
E o texto publicado pelo Paguei:
O uso deste website/aplicativo é fornecido sem nenhuma garantia, implícita ou expressa, quanto a erros, perda de informações ou qualquer outro evento causado por mau funcionamento. É de responsabilidade do usuário registrado fazer o armazenamento das informações como cópia de restauração, caso ocorra algum eventual problema que impossibilite que a restauração seja feita por nossa equipe. O usuário registrado assume total responsabilidade e risco pelo uso deste serviço.
O texto destacado é a diferença entre os dois textos (Spesa x Paguei).
Você não tem nenhum lançamento.
O Spesa exibe uma mensagem quando você não tem nenhum lançamento.
O Paguei também exibe.
Adicionando lançamentos
Adicionar lançamentos no Spesa é muito simples.
Também parece ser bastante simples de fazer isso no Paguei.
Saldo e outras informações
É muito fácil visualizar a situação no mês corrente.
No Paguei, você também tem esta opção.
Mas e aí?
No início, fiquei bastante indignado com as semelhanças pois é frustrante você dedicar tanto tempo a um projeto testando diferentes formatos para ver o que funciona e o que não funciona, e vem alguém e descaradamente se "inspira" no seu produto. Por um outro lado, percebo que o Spesa está no caminho certo.
Esse é um tema bastante discutido (cópia) na lista ArqHPe tem até um site voltado somente para este assunto. De qualquer modo, o que você acha?