Comparando os meios de pagamento: PayPal, PagSeguro e MoIP
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Quando alguém decide procurar algum serviço para fazer este papel, é meio óbvio que você quer algo simples e que funcione. Além disso, você quer fazer negócios com uma empresa que considere o vendedor como um parceiro. O mercado brasileiro possui algumas alternativas para quem precisa fazer cobranças na Internet mas, infelizmente, nenhuma delas consegue preencher todos esses requisitos. Para ser considerado um bom serviço, é preciso que ele atue em várias frentes de forma competente.
Junto ao desenvolvedor, fazendo um serviço fácil de usar e com uma documentação que pode ser facilmente acessada, com vários exemplos.
Junto ao vendedor, sendo flexível e provendo o máximo de informações relativas ao pagamento, sempre de forma descomplicada. O serviço de cobrança também deve considerar o vendedor como um parceiro e, em um primeiro momento, estar sempre do seu lado. Oferecer serviços como cobrança recorrente e checkout de pagamentos através de formulários HTML e API também é muito importante.
Junto ao comprador, oferecendo uma interface realmente simples de usar, que funcione em diversos navegadores e dispositivos diferentes com mobiles e tablets.
Em todas as frentes uma coisa extremamente importante é ter um excelente serviço de atendimento ao cliente. Fóruns, chats, suporte através de helpdesk e blog posts. São inúmeras as possibilidades mas, independente dos canais escolhidos, o atendimento deve ser rápido. Muito rápido.
As alternativas disponíveis no Brasil
O Brasil possui inúmeros serviços de pagamento como PagSeguro, MoIP e PayPal. Nesta comparação, você poderá ler as minhas experiências (não muito boas) com estes serviços. Existem outros meios de pagamento como MercadoPago e Pagamento Digital, mas nunca usei nenhum deles e, por este motivo, ficaram de fora desta comparação.
PagSeguro
Em 2007 o UOL comprou a BRPay, que veio a se tornar o PagSeguro que conhecemos. Um dos principais meios de pagamentos da categoria, foi por muito tempo um dos serviços que mais deixou a desejar. Isso está mudando agora que foi lançada a nova versão da API, embora ainda não possua uma série de funcionalidades disponíveis em outros serviços como MoIP e PayPal.
Características:
- Tarifa de cartão de crédito: 6,4% + R$ 0,40
- Demais tarifas: 2,9% + R$ 0,40
- Tarifa de parcelamento: 1,99%/mês, cobrada do comprador ou do vendedor
- Cobrança por formulário HTML ou e-mail
Vantagens:
- Possui a marca UOL, muito fortalecida no mercado.
- A nova API é muito fácil de usar.
- Oferece checkout apenas por formulários HTML ou API.
- A interface é simples e bastante funcional.
- Envia dados completos do pedido na notificação de pagamento.
Desvantagens:
- Cobrança só pode ser feita de brasileiros.
- A URL de retorno é global. Se você possui mais de um produto, terá sempre a mesma página de retorno. Para definir uma URL por transação, o pedido deve ser feito através da API.
- Não possui cobrança recorrente.
- Atendimento lento, que demora a entender o problema, mesmo eu tendo enviado um screencast. Já tive ticket aberto que demorou 2 semanas para ser respondido.
- Saque só pode ser feito após 14 dias do pagamento.
- O e-mail enviado ao vendedor confirmando a compra é incompleto.
- O painel do comprador limita as buscas em 120 dias.
- Não possui ambiente de testes.
- A análise do cartão de crédito demora, e muitas vezes é cancelada. Em uma nova tentativa, o mesmo cartão é aprovado.
MoIP
O iG também decidiu pegar uma fatia do mercado que movimentou quase R$20 bilhões em 2011. Para isso comprou o MoIP, investida pela Ideiasnet. O serviço possui muitas funcionalidades como cobrança através da API e cobrança recorrente. Apontado por muitos com a melhor alternativa, só tive experiências negativas no pouco tempo que usei. Possui uma documentação espalhada e difícil de encontrar, uma API confusa e um suporte lento.
Além disso, o site de desenvolvedores estava infectado com um malware e aparentemente eles não estavam sabendo de nada.
Características:
- Tarifa de cartão de crédito: 7,4% + R$ 0,39.
- Demais tarifas: 2,9% + R$ 0,39.
- Tarifa de parcelamento: 1,99%/mês, cobrada do comprador ou do vendedor.
- Cobrança por formulário HTML, e-mail e API.
Vantagens:
- Diversas modalidades de cobrança: recorrente, e-mail, formulário HTML e API.
- É possível fazer muitas coisas pela API.
- Possui ambiente de testes.
Desvantagens:
- Cobrança só pode ser feita de brasileiros.
- Os dados completos do pedido só podem ser acessados quando o pedido foi gerado à partir da API.
- Atendimento lento. Demorou 8 dias para responder um ticket, relacionado a uma cobrança debitada do cliente, mas que está como cancelada no MoIP. Este ticket ainda não foi resolvido.
- A cobrança com formulário HTML envia dados sem criptografia.
- A cobrança recorrente é um envio de e-mail dizendo para o comprador efetuar o pagamento.
- A interface é confusa.
- Saque só pode ser feito após 14 dias do pagamento.
- O painel do vendedor possui erros constantes, como páginas não encontradas.
- A aprovação do pagamento com cartão de crédito demora.
PayPal
Com a entrada do PayPal no mercado brasileiro, as nossas esperanças de um serviço melhor foram renovadas. Ledo engano. O PayPal é tão ruim quanto os outros serviços, com um agravante: é conhecido por cancelar e bloquear contas, mesmo quando estas estão de acordo com os termos de uso.
Características:
- Tarifa de cartão de crédito: 6,4% + R$0,60.
- Tarifa de parcelamento variável de acordo com o número de parcelas.
- Cobrança por e-mail, formulário HTML e API.
Vantagens:
- Possui presença mundial.
- Permite a cobrança de brasileiros e estrangeiros.
- Possui ambiente de testes.
- Possui cobrança recorrente.
- O saque pode ser feito a qualquer momento.
Desvantagens:
- Ambiente de testes confuso de configurar com contas brasileiras.
- Clientes brasileiros só podem ser cobrados em Real (restrição do governo), o que exige uma lógica diferente para cobranças nacionais e internacionais.
- Não possui boleto bancário.
- Taxas mais altas que os concorrentes para valores baixos.
- Não considera o vendedor como um parceiro.
- Não funciona direito com diversos países (Alemanha, por exemplo).
- Diversos serviços oferecidos nos EUA não estão disponíveis no Brasil.
Finalizando
Atualmente, não existe nenhum meio de pagamento realmente bom. PayPal consegue ser o menos pior, embora você tenha que conviver com o risco do congelamento de sua conta, sem maiores explicações. Mas mesmo com todos esses poréns, o PayPal ainda é a melhor solução se você precisa fazer cobranças nacionais e internacionais, principalmente para serviços digitais.
Minha escolha para cobrança apenas de brasileiros é o PagSeguro. Mesmo sendo mais incompleto que o MoIP, a nova versão é mais simples e fácil de implementar.